Escola de Sustentabilidade Integral

~

                                  EQUIPE                              

Débora Nunes 

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia - UFBa (1987), mestrado em Arquitetura e Urbanismo também pela UFBa (1993), doutorado em Urbanisme et Aménagement pela Université Paris XII - Val-de-Marne - França (1998), Pós Doutorado em Extensão Universitária pela Universidade Lumière Lyon II (2008) e em História das Cidades e Cidades do Futuro pela Bangalore University, India (2015). É professora titular da Universidade do Estado da Bahia, no Curso de Urbanismo e coordenadora geral da Associação Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania. Autora dos livros Os Novos Coletivos Cidadãos (2014), com Ivan Maltcheff; Incubação de Empreendimentos de Economia Solidária (2009) pela editora Annablumme, Pedagogia da Participação - Trabalhando com Comunidades (2002 e 2006), originalmente publicado em francês pela UNESCO, do CD interativo História Urbana de Salvador e participou como organizadora ou contribuiu com diversos livros e artigos. Participou do GT Nacional de Formação do FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Foi coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFACS entre 2000 e 2005 e presidente do Fórum Nacional de Extensão das IES particulares - FOREXP, de 2007 a 2010. Trabalha como professora e pesquisadora com os temas do Eco-urbanismo Participativo e Solidário, dos Futuros Desejáveis, do Consumo Consciente, da Extensão Universitária, das Metodologias Participativas de Gestão e da Habitação de Interesse Social e da História e Teoria do Urbanismo.
Acesse o blog de Débora Nunes para saber mais! http://cirandas.net/deboranunes



Emerson Sales

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1981) , especialização em Eng. de Proc Petroquímico (Cenpeq) pela Universidade Federal da Bahia e Petrobras (1981) , especialização em Catálise e Cinética pela Universidade Federal da Bahia e Cofic (1986) , mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (1990) , doutorado em Ciencias / Engenharia Quimica pela Université Paris VII - Denis Diderot (1996) e pos-doutorados pela Universite de Paris VII - Denis Diderot (1998 e 2000) e pelo IRCEL (Lyon ? França, 2007-2008, desenvolvendo novas tecnologias para a geração de biocombustíveis) e outro em curso na Université Paul Sabatier (2009) . Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de catalise heterogênea e cinética, atuando principalmente em projetos de pesquisa voltados para o desenvolvimento sustentavel. Atualmente está pesquisando o potencial energético das microalgas, numa abordagem de Biorefinaria. É Coordenador do Laboratório de Bioenergia e Catálise - LABEC, parceiro da Rede de Tecnologias Limpas - TECLIM / UFBA: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9267387319516979



Alba Maria

"Alba Maria é uma Xamã que caminha pelas sendas que a Deusa Mãe lhe mostra.Livre de pensamentos rígidos, ela tenta ver a vida com os olhos despidos de preceitos já existentes. A Deusa Mãe é sua guia, seu amor maior. Madrugada ainda, sai a caminhar pelo pedacinho de mata atlântica, à tarde caminha pelos desolados povoados do Vale onde mora. Visitando pessoas, escutando mulheres que clamam por uma vida mais digna, uma política verdadeiramente cidadã. À noite observa as árvores e oferta a elas o seu dia e suas preces". (texto extraído de http://xamaalbamaria.blogspot.com.br/)





Vivina Machado 

Mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia, com o tema: Revelando um método de Comunicação Dialógica e Gestão Criativa de Conflitos - Repercussões de uma Experiência Prática no Brasil e Canadá. Pós-graduada em Executive Coaching pela Royal Roads University Canadá, e em Consultoria de Desenvolvimento Organizacional pela Universidade Católica do Salvador. Especialização em Psicologia Transpessoal pelo Instituto da Dinâmica Energética do Psiquismo e em Psicologia Social - Grupos Operativos, pelo Núcleo de Psicologia Social da Bahia. Possui graduação em Economia pela Universidade Católica do Salvador. Tem experiência na área de Ciências Socias Aplicadas - Administração, com ênfase em Desenvolvimento Organizacional e em Gestão Social, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, diálogo e gestão de conflitos, aprendizagem organizacional, desenvolvimento de liderança e "empowerment". Diretora da Via Vida Consultoria Organizacional, empresa que atua no Brasil desde 1992 e no Canadá desde o ano de 2001. Atua como consultora de desenvolvimento humano, comportamento organizacional e "executive coach". Desenvolve metodologias para participação comunitária em projetos governamentais, desenvolvimento de lideranças, implementa workshops sobre liderança, comunicação, poder, gestão de conflitos, avaliação de projetos educativos, desenvolvimento comunitário, formação e desenvolvimento de consultores e coaching . Ministra palestras e tem experiência como professora convidada da Escola de Administração da UFBA para o mestrado profissional em Administração e na UNIJORGE para cursos de pós-graduação. Gestora social, atuou na coordenação de ONG e de programas artísticos educativos para jovens de comunidades populares.


                             PARCERIAS                          

A compreensão profunda do que significa sustentabilidade exige uma visão integral, ao mesmo tempo teórica e prática, que possa inaugurar um novo modo de viver, em sintonia com a necessária transição para uma sociedade mais justa, ecológica e democrática. Cada pessoa é parte dessa transformação e a Escola oferece a formação que a ajuda a ser o que ela quer ver no mundo.





ㅤ ㅤㅤ









.






.